Em virtude do grande consumo de eletricidade que advém do uso de iluminação convencional (incandescente e fluorescente), nasceu a necessidade de encontrar formas mais eficientes de se produzir luz artificial, e a solução veio na forma de uma tecnologia bastante conhecida, a Luminária De LED Para Parede.

Surgiram no mercado diversos equipamentos de iluminação baseados nessa tecnologia que usa a passagem de corrente elétrica por um material semicondutor para se produzir uma luz incrivelmente brilhante, sem abrir um buraco no seu bolso ao fim de cada mês, o que significa que você pode já se livrar das lâmpadas antiquadas.


Como Funciona O LED?

Para que o caro leitor entenda como a luminária de led para parede, é interessante que se saiba também um pouco sobre o funcionamento dos componentes que são efetivamente o coração dela, os Diodos Emissores de Luz, ou LEDs; esses pequenos e pitorescos componentes eletrônicos operam de maneira muito simples e econômica.

Eles operam passando uma leve corrente elétrica por um material semicondutor (ex.: silício, germânio, etc), o passar dessa corrente pelo material faz com que esse próprio material emita luz que pode ou não ser visível, dependendo de sua composição química, no caso da luminária de parede, temos uma luz visível branca e muito intensa, por vezes ofuscante.


Tipos Diferentes de Luminária de LED

Para diferentes áreas da casa ou mesmo estabelecimento comercial, são produzidos diferentes tipos de luminária de led, por exemplo, temos luminárias de altíssima potência para iluminação pública em que apenas uma unidade é capaz de iluminar uma quadra inteira; ademais como é o caso aqui, temos luminárias que são fixadas à parede e substituem fontes de luz convencionais.

Sendo que cada tipo também possui subdivisões como por exemplo de cores, temos luminárias brancas brilhantes que são usadas para substituir lâmpadas comuns, e modelos coloridos que são mais indicados para decoração; e acredite, por incrível que pareça, uma luminária de LED de míseros 10W por exemplo, pode ser tão intensa quanto uma lâmpada fluorescente de 40W!


Onde Utilizar a Luminária de LED Para Parede?

luminária de led para parede
Este Modelo Específico É Usado Em Paredes de Banheiro Por Exemplo

Esse tipo de luminária é indicada em duas situações, a primeira é quando se deseja remover todas as lâmpadas convencionais da casa e trocá-las por opções (muito) mais econômicas, o que vai ter um impacto positivo gigantesco na sua conta de energia, para isso, deve-se utilizar luminárias com potência luminosa (em lúmens) igual ou superior às lâmpadas convencionais.

Outra situação é quando se quer ter “luzes guia” nos corredores e escadarias da casa, para se evitar acidentes, instalam-se diversas luminárias nos dois lados ou só um lado do corredor, essas luminárias serão ligadas durante a noite, especialmente em escadarias onde podem ocorrer acidentes gravíssimos por falta de iluminação.


Como Instalar a Luminária de Led Para Parede

  1. Certifique-se de que a área onde a instalação vai ser feita está devidamente preparada;
  2. Cerfifique-se de que a própria luminária está devidamente preparada para ser instalada;
  3. Tenha certeza de que escolheu bem o tipo de luminária que vai usar para aquele dado ambiente;


Encontrando a Luminária de LED Ideal

Para se escolher bem sua luminária de led para parede, é necessário que se verifique vários vários aspectos, como por exemplo se a cor da luz escolhida da luminária vai se encaixar com o ambiente em que você quer instalar a luminária, pois lugares mais escuros exigem luminárias mais potentes.

Ao contrário, em locais onde já existe uma boa iluminação natural (seja de janelas, portas, etc), luminárias mais fracas podem ser utilizadas; e no geral, servem mais como Luzes Guia, que são acionadas à noite para impedir acidentes; além disso, não podemos deixar de mencionar o uso puramente decorativo dessas luminárias.


Quando Utilizamos a Luminária de LED Para Parede?

Os anos estão passando, a tecnologia continua evoluindo, e como consequência as tecnologias antigas e legadas estão saindo de cena, inclusive a iluminação, as lâmpadas incandescentes, fluorescentes, de descarga, estão todas sendo substituídas pelos eficientes semicondutores.

Fica claro que a tendência para o futuro está na iluminação LED, que em algumas cidades do Brasil já se encontra nos postes de iluminação pública por exemplo, em estacionamentos, parques e em diversos outros locais; um dia, num futuro não muito distante, não teremos mais essas fontes luminosas antiquadas e ineficientes.

E aí, o que está esperando para adquirir a sua?

#lampadaled #ledrgb #fitaled #luminarialed



Por favor, avalie esse post

0 / 5 0

Sua avaliação foi de:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *