Seja para se alimentar ou para se reunir com os amigos, a cozinha é um dos ambientes mais importantes da casa. E justamente por isso, merece atenção em cada detalhe, afinal, quem não gosta de um ambiente lindo e aconchegante? E a iluminação faz parte desse processo. Atualmente, a luminária de cozinha é um item muito procurado, mas você sabia que a iluminação pode valorizar ainda mais seu ambiente? Por isso não perca nossas dicas a seguir!
Antes de mais nada, é importante ressaltar que um projeto de iluminação bem feito, em qualquer cômodo, faz toda a diferença no final. Se você ainda está construindo, aproveite o tempo que resta para pensar no projeto. Mas se for reformar, busque ajuda profissional, assim será bem mais fácil usar a iluminação a seu favor e conseguir o efeito desejado.
Iluminação natural
Sempre que possível valorize a luz natural do ambiente. Além de promover economia de energia elétrica, a ventilação natural do espaço também será melhor.
Após a iluminação natural, entra a iluminação artificial através de recursos como a luminária de cozinha. O ideal é que os dois tipos de iluminação se harmonizem entre si.
Tipos de lâmpadas
Além do tipo de luminária de cozinha, você deve escolher o tipo de iluminação que quer para sua cozinha. Desse modo, a escolha das lâmpadas deve ser feita com atenção e cautela.
Todavia, é fundamental que você saiba qual estilo de iluminação deseja. Seu ambiente pode ter uma iluminação mais clara e moderna. Ou ainda amarelada, para um ambiente mais leve e aconchegante.
Em geral, a maioria das pessoas escolhem uma iluminação mais clara e com lâmpadas LED. Esse tipo de lâmpada tem durabilidade bem maior que outras lâmpadas, além de serem bem mais econômicas e versáteis.
Por outro lado, para uma iluminação pontual e focada, as lâmpadas em tons amarelos, as chamadas lâmpadas quentes. Elas podem fazer uma bela composição com as lâmpadas brancas e dar ao ambiente um toque de requinte e conforto. Porém, é muito importante que se mantenha equilíbrio entre as intensidades e tonalidades das lâmpadas para garantir um ambiente bem iluminado e confortável.
É possível também controlar a intensidade de luz na cozinha através dos dimmers. Assim como em outros cômodos da casa, eles são bem úteis e bons aliados para mudar a iluminação do ambiente de acordo com o que deseja naquele momento.
Luminária de cozinha para iluminação pontual
Para realçar espaços pontuais, móveis ou objetos decorativos, essa é uma boa opção. São os chamados “spots”.
Esse tipo de iluminação pode ser instalado sobre a bancada ou pia por exemplo, ajudando na organização e manuseio de alimentos. Também sobre o fogão, onde é interessante que a iluminação seja mais clara e reforçada.
Luminária de cozinha para teto
Esse tipo de iluminação garante um ambiente efetivamente iluminado. Assim, é também uma boa maneira de evitar sombras na cozinha. Contudo, a distribuição dessas luminárias de cozinha também deve ser bem estudada para ser bem instaladas.
Fitas LED são boas apostas
As fitas LED atualmente são muito utilizadas para uma iluminação contínua. E na cozinha, assim como os “spots”, são ótimas opções para destacar prateleiras e armários. Assim como sobre a bancada da pia, servindo como iluminação de apoio para a lavagem das louças e preparo de alimentos.
Outro local em que pode ser utilizado a fita LED é na coifa. Sua luz direcionada, assim como na pia, pode ajudar durante o preparo de alimentos.
Atenção ao integrar ambientes
Em muitas obras, a cozinha acaba sendo integrada à sala ou a copa. Esses ambientes podem ser separados por luminária de cozinha pendentes instalados sobre a mesa ou bancada de refeições. Mas atenção, o tamanho das luminárias pendentes devem ser proporcionais ao tamanho do ambiente.
Sobretudo, a temperatura de cor das lâmpadas deve ser igual em ambientes integrados. Escolha o que for mais adequado às suas necessidades. Para ambientes confortáveis, o mais indicado são as lâmpadas amareladas como já vimos. Ao contrário, as lâmpadas brancas oferecem uma iluminação mais clara, deixando o ambiente mais prático.
Diante disso, o mais importante é deixar o ambiente iluminado da melhor forma possível, sem deixar de lado seu gosto e suas preferências.
E aí, gostou? Aproveite para planejar a iluminação de sua cozinha. E se conhece alguém que esteja construindo ou reformando, aproveite também para compartilhar essas dicas!
#luminariadecozinha #luminaria #cozinhailuminada